quinta-feira, 15 de abril de 2010

E porque não ir até à Republica Checa?!?

Correcto!! Depois de quatro fronteiras, duas capitais, algumas montanhas e muitos quilómetros chegamos a Praga, uma cidade enorme repleta de magia e monumentos históricos. Foi sem margem de duvida uma decisão brilhante por parte da equipa Portuguesa: "Cufusing Team", constituída por Helder Nogueira "condutor" e Luis Tavares "co-piloto".

Primeiro Passo: O Inicio
Pensamos em muitos meios de la chegar: autocarro, comboio, avião, bicicleta, barco, canoa, submarino, a pé até que tivemos a fantástica ideia de alugar um carro vermelho (voiture rouge). Para tal decidimos convidar as nossas amigas francesas e claro o belga que partilha o quarto connosco. A equipa estava feita e a nossa jornada começou a 19/03/10.


Sandrine(fr), Helder(pt), Floo(b), luis(pt) e Laur(fr)


Encontramos algumas casas tipicamente ciganas



Segundo Passo: Budapeste
Passamos por paisagens lindas enquanto vimos o sol a desaparecer no horizonte. Tivemos alguns imprevistos pelo caminho mas claro que tudo acabou por correr bem e acabamos por chegar à primeira grande capital da nossa aventura, Budapeste. Chegamos cansados e estavamos no meio desta cidade estranha, demos por nós sem saber para onde ir até que paramos o carro junto ao rio Danúbio. Por aquelas ruas à noite andamos nós perdidos em busca de um bar chamado "maloko". Nesse bar estava Ackos, uma rapaz da nossa idade que conhecemos por intermédio da comunidade web "couchsurfing", ele estava já muito "alegre" quando o encontramos e mesmo assim, conhecemos o resto do pessoal. por lá ficamos um pouco a beber o nosso copo até que fomos para outra festa algures nesta cidade desconhecida. Demos por nós num dentro de um autocarro publico sem saber para onde íamos e sem bilhete. até que depois de alguns minutos saímos, andamos um pouco e encontramos uma discoteca com um som espectacular. por la ficamos até à exaustão, voltamos para o carro e dormimos umas horas, estávamos felizes pois a o primeiro dia de diversa fora perfeito.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chega de conversa e bora ás fotografias!!!

________________________________________











































Quase, mas não caí!!!!!!!!!





















Comprimentos a todos do Helder e Luis.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As Diferenças

Olá a todos!!

A nossa querida cidade de Beja é uma "aldeia" em comparação com Cluj Napoca. Nesta cidade vivem cerca de 310.000 habitantes e está cheia de vida. De dia vemos pessoas atarefadas de um lado para o outro, de noite os bares e discotecas ficam repletos de todos os tipos de pessoas, podemos até dizer que esta cidade não dorme pois os a hora de fecho dos estabelecimentos não existe. Podemos encontrar de tudo: discotecas modernas, bares antigos e calmos, restaurantes debaixo de terra, entre muitos outros sítios por vezes bizarros. Por todo o lado se vê igrejas, ora católicas ora ortodoxas e a sua arquitectura é diferente de aquilo a que estamos acostumados. Já a comida é estranha mas não por isso menos boa, porém, nada é melhor que um bom bacalhau à Zé do Pipo com uma boa vinhaça!!

A escola também funciona de maneira diferente de Portugal, em cada departamente temos um professor e um assistente, o professora só vai à escola uma vez por semana para ver o desenvolvimento dos trabalhos enquanto que o assistente está lá quase sempre e é ele que nos diz o que fazer e a que dias devemos ir para trabalhar e apresentar frutos do nosso esforço. Para nós que estávamos habituados a acordar e atravessar a rua para ter aulas, aqui a situação muda, pois temos aulas em 4 departamentos diferentes: fotografia, pintura, design e artes gráficas, que por sua vez estão espalhados por esta cidade enorme. Já dominamos os horarios dos autocarros e o taxi embora barato, está a deixa de ser o meio de transporte mais utilizado.

Estamos bem integrados e somos conhecidos como aqueles que dão sempre festas espectaculares no quarto 36, e porquê?? porque somos portugueses!! Enfim, a vida corre bem e esperamos que as coisas aí em Portugal estejam bem.

Comprimentos a todos do Luis e do Helder!!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Finalmente!!!

Depois de muita burocracia, suor e sacrifícios finalmente conseguimos, estamos na ROMÉNIA!! Foi muito gratificante para nós ver todo o apoio que os nossos amigos, familiares e professores nos deram. Este blog é uma forma de agradecimento a todos aqueles que fazem parte da nossa vida em Portugal, desta forma qualquer um poderá acompanhar este aventura surreal que está a ser vivida por nós.

Tivemos uma viagem longa mas ao mesmo tempo divertida e a primeira coisa que vimos quando saímos do avião foi de facto neve, neve, neve, neve, neve, neve e também..........................neve. Apanhamos o taxi até à estação de comboios e logo nos apercebemos que Bucareste é uma cidade de certa forma perigosa. Todos querem ajudar mas sempre com segundas intenções. Demos por nós naquela estação antiga e enorme sem dinheiro romeno, estávamos um pouco perdidos, mas claro que nós conseguimos arranjar solução para tudo e conseguimos apanhar o comboio com a ajuda do Gabriel, um senhor de origem finlandesa que também ele estava a viajar. Sem a ajuda dele ainda estavas em Bucareste!! A viagem de comboio foi linda, as casas, campos e montanhas tinham um manto espesso de neve brilhante, parecia mesmo que travamos num filme!! Chegamos a Cluj Napoca era já de noite e na estação estava Roxana, a responsável pelos Erasmus que nos ajudou em tudo e tirou todas as nossas duvidas. Apanhamos um taxi até a residência de estudantes e vez de irmos descansar, fomos direitos para uma festa na porta ao lado. Lá encontramos pessoas de tudo o lado: França, Escócia, Turquia, México etc. Nessa noite já estávamos inseridos no mundo Erasmus e felizes pelo facto que tudo correu bem e que o nosso sonho tinha acabado de começar!!

Até à próxima e comprimentos do Luis e do Helder!!